position

position

Você sabe o que são custos operacionais? E sabia que é possível reduzi-los?

No tema anterior nós explicamos sobre a importância em reduzir custos nas empresas, o quanto agrega na competição no mercado e principalmente a sua sobrevivência em tempos complicados. Caso queira fazer uma nova leitura é só clicar aqui.

 

Ainda falando sobre custos e redução, nós vamos tratar sobre um assunto um pouco mais específico: Custos Operacionais. Você sabe o que é custo operacional e quais despesas estão dentro desse quadro? E como reduzir essas despesas? Então vamos a leitura do dia!

 

O funcionamento de uma empresa depende de muitas ferramentas, equipamentos, materiais de consumo, salário de colaboradores, tributos, logística, entre outras e diversas ações que uma empresa requer.

 

Para realizar uma boa gestão empresarial, é necessário entender os conceitos por trás das despesas de custos, e para isso, criar um bom planejamento torna-se essencial.

 

Mas o que são custos operacionais?

 

De uma maneira mais direta, os custos operacionais são todas as despesas que a empresa tem para que ela siga funcionando. São despesas geradas no dia a dia, dependendo do tipo de negócio, ela terá uma característica diferente de gastos.

 

Para cada tipo de negócio existem áreas de atuação, exemplo, tem empresa que só consegue definir os custos de logística por mês, outras empresas por quinzenas, tal informação vai sendo moldada de acordo com o mercado.

 

Mesmo que existam vários tipos de negócios alguns custos são muito comuns nas empresas, e nós listamos algumas aqui:

 

  1. Equipamentos, materiais de consumo e produtos;
  2. Gestão de pessoas como: folhas de pagamento, treinamento de colaboradores, encargos de admissão e demissão de colaboradores;
  3. Despesas operacionais como: material de estoque, transporte e material de consumo na empresa;
  4. Alugueis de imóveis, carros, consumo de escritório como: energia, água, internet, entre outros)

 

Esses são alguns custos, a qual, 76% das empresas tem no seu dia a dia, período quinzenal e até mesmo mensal.

 

Agora você sabe exatamente o que são os custos operacionais de uma empresa, mas como reduzir esses custos?

 

Nós reuníamos cinco dicas para que você possa analisar e usar na sua empresa, reduzindo custos e gerando economia na empresa.

 

 

  1. Faça gestão;

Ter uma gestão de custos eficiente é o primeiro passo para ter o controle operacional, assim você consegue organizar, planejar e monitorar despesas envolvidas em várias etapas.

 

  1. Informativo de desempenho

Com a gestão bem definida, é o momento de criar indicadores de desempenho, dessa maneira você consegue identificar para onde estão indo os gastos e quais áreas da sua empresa tem gargalos e outras não.

 

  1. Otimizar processos

Toda ação precisa de otimização e isso não seria diferente com gestão de controle de custos, quando se tem os indicadores você consegue eliminar desperdícios de materiais ou atividades desnecessárias.

 

  1. Prevenir e desenvolver a manutenção

Você identificou que no centro de custos da sua empresa existem equipamentos e ferramentas de uso, mas você colocou nessa planilha o quanto pode ser gasto com a manutenção? Então esse cálculo também deve ser inserido nos seus indicadores, pois ele pertence a planilha.

 

  1. Tenha uma ótima equipe

Toda boa gestão depende de uma equipe de alta performance, portanto selecionar e recrutar bons colaboradores é essencial para que os indicadores possam está bem posicionados, e claro, ter redução e economia nos custos da empresa.

 

Essas são algumas dicas para que você possa ter o controle de custos dentro da sua empresa, dessa maneira, com um bom planejamento e uma equipe comprometida você consegue reduzir e economizar nos custos operacionais.

 

O Grupo Agilidade também desenvolve soluções para que você possa reduzir os custos na contratação de colaboradores, por meio de terceirizados e contratos temporários. Reduza os custos da sua folha de pagamento retirando encargos trabalhistas dos seus custos operacionais. Saiba mais clicando aqui.

 

Grupo Agilidade, 26 anos gerando soluções em RH.

position

0 Comentarios

Vagas Abertas

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@agilidade.com.br