Qual o papel do marketing nas empresas?

Segundo Peter Drucker o objetivo do marketing é tornar supérfluo o esforço de venda. É conhecer e entender o cliente tão bem que o produto/serviço seja adequado a ele e assim se venda sozinho.

Os fatores que influenciam a estratégia de marketing das empresas, independente de seu tamanho, dizem respeito à sociedade (fornecedores, clientes, outras organizações, acionistas e proprietários), às forças ambientais (sociais, econômicas, tecnológicas, competitivas e reguladoras) e à própria organização (áreas internas da empresa).

O objetivo do marketing é criarcomunicar e entregar valor para determinado mercado-alvo (target) com lucro.

Processos eficazes no marketing

Para você alcançar o objetivo com eficácia, existem alguns processos que podem ser adotados, entre eles:

Pesquisa de mercado – geralmente é utilizada para conhecer a aceitação, hábitos e preferências de um determinado público;

Segmentação de mercado – processo de dividir mercados em grupos de consumidores potenciais com necessidades e/ou características semelhantes, que indicarão comportamentos de compra semelhantes, com o objetivo de ajudar a determinar a direção do marketing e melhorar a tomada de decisão;

Posicionamento da empresa  refere-se ao lugar que uma oferta ocupa nas mentes dos consumidores e implica planejar a oferta e a imagem da empresa de modo que ela ocupe um lugar distinto e valorizado na mente do público-alvo.

É importante que os profissionais de marketing tenham o conhecimento de que o mercado também posiciona o produto/serviço e não somente a empresa;

Mix de marketing – também conhecido como os “4 Ps” do marketing:

Produto – identifica de que forma seu produto será usado, como ele deve ser, como ele será usado e o que seu cliente espera dele;

Preço – determina qual valor o seu produto ou serviço tem perante o mercado e como seus clientes reagem a ele;

Praça – estuda onde seus clientes procuram por seu produto, como fazem para chegar até ele e a localização de seus concorrentes;

Promoção – indica os locais onde seu produto será anunciado e  qual o melhor jeito e momento para promover;

Implementação das ações de marketing;

Controle das ações

A missão do marketing refere-se à empresa desenvolver vínculos fortes com os seus clientes, visando a fidelização dos mesmos.

Para que isso ocorra, o marketing deve criar produtos/serviços e experiências para o seu público-alvo (experiências acima do nível esperado por eles, para que haja a criação de valor).

Engajar todas as áreas da empresa no planejamento e gerenciamento do processo de satisfação e retenção dos clientes, pesquisar sistematicamente as necessidades e desejos explícitos e ocultos, também são papéis do marketing.

E claro, levando tudo isso em conta em todas as decisões empresariais estratégicas.

A observação de tendências de mercado, refere-se a mais uma tarefa da área de marketing, onde estas revelam como será o futuro e possuem poder para prover a direção da estratégia empresarial.

Afinal, quais as funções do marketing na minha empresa?

Os processos que a administração de marketing de sua empresa deve gerenciar dizem respeito a:

Compreensão do mercado – todas as atividades relacionadas à coleta de informação a respeito do mercado, sua disseminação e utilização pela organização;

Desenvolvimento de nova oferta – todas as atividades relacionadas à pesquisa, ao desenvolvimento e ao lançamento de produtos de alta qualidade, com rapidez e dentro do orçamento da empresa;

Conquista de clientes – todas as atividades relacionadas à definição de mercado-alvo e à prospecção de novos clientes;

Gestão de relacionamento com o cliente – todas as atividades relacionadas à construção de relacionamentos, ofertas e acordos mais apropriados para cada tipo de cliente e processo de gestão completa do pedido (todas as atividades relacionadas ao recebimento e aprovação de pedidos, entrega e cobrança).

abrir uma empresa

Contudo, percebe-se que o papel do marketing nas organizações do século XXI não concentra-se apenas na área específica, mas sim na integração de todas as áreas da empresa em conjunto com o ambiente externo, com foco principal no consumidor.

Sua empresa deve focar-se na criação de valor e satisfação do cliente e realizar o planejamento e tomada de decisões estratégica com base na ética, legalidade e responsabilidade social.

Fonte: Esag JR.

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