Qual a função e a importância do gerente em uma empresa?

O crescimento de uma empresa depende de estratégias específicas de cada setor e organização no fluxo de tarefas. Nesse contexto, entra em ação o gerente.

Mas qual é a real função do gerente e qual a sua importância em uma empresa?

O que faz um gerente?

Existem vários tipos de gerentes, com funções específicas para cada um. Porém, o que há em comum entre ele é que o gerente é a pessoa responsável por setores ou departamentos específicos de uma empresa. Sua função é planejar, organizar, controlar e assessorar a área de recursos humanos e operacional do seu time, traçando estratégias, estabelecendo metas, entre outras tarefas pertinentes ao seu setor.

Tipos de gerente

Como falamos acima, existem vários tipos de gerentes, cada um com funções específicas. Veja os principais tipos:

Gerente Administrativo: profissional responsável pela manutenção dos processos operacionais da empresa, coordenando ações administrativas que atinja os objetivos da empresa.

Gerente Financeiro: profissional responsável por gerenciar fluxo de caixa, gestão de tributos, controle das contas a pagar e a receber, controle das aplicações financeiras, entre outras movimentações financeiras para melhorar o resultado financeiro da empresa.

Gerente Comercial: profissional responsável por gerenciar a equipe de vendas e elaborar estratégias para alavancar as vendas de uma empresa. Além disso, ele define o capital de giro necessário para manter as operações e analisa clientes e concorrentes.

Gerente de Produção: profissional responsável por acompanhar o cumprimentos das metas de produção dentro dos padrões de qualidade, além de gerenciar custos do departamento e requisitos de mão de obra, materiais e estoque de produtos acabados.

Diferença entre gerente, gestor, líder e administrador

Enquanto o gerente tem papel mais administrativo e estratégico, o gestor atua próximo à equipe, acompanhando os processos, delegando tarefas aos colaboradores, orientando quanto ao trabalho a ser realizado e dando os feedbacks necessários.

Já o administrador, que deve possuir ampla visão de recursos humanos, finanças, mercado, concorrência, produção, marketing, entre outros, trata dos aspectos gerais da organização

A importância do gerente

O desenvolvimento de uma empresa depende da execução de projetos, que nem sempre é uma tarefa fácil de ser organizada e delegada por um empreendedor. Apesar da reticência em descentralizar as atividades, é importante que o empreendedor reconheça a necessidade outra pessoa para esse serviço. Neste caso, a pessoa ideal é o gerente.

O gerente ideal

A pessoa a ocupar um cargo de gerência deve reunir todas competências necessárias, já que o gerente influencia no rendimento da empresa. Sendo assim, para escolher o gerente ideal, faça um mapeamento para identificar os principais talentos da empresa.
O cargo deve ser ocupado por um profissional qualificado, ágil, organizado e de confiança.

Fonte: VHSYS.

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