Fofoca no trabalho: como evitar?

A fofoca é um mal que pode estar presente em qualquer lugar, inclusive no ambiente de trabalho.

Em uma pesquisa realizada pelo LinkedIn, cerca de 17 mil usuários de 16 países responderam a pergunta: “O que mais te irrita no trabalho?” Entre os profissionais brasileiros, 83% dos pesquisados mencionaram a fofoca em excesso. A média geral entre todos os entrevistados foi de 62%.

Em todos os lugares estamos propensos a sermos alvos da fofoca. Passamos a maior parte do nosso tempo no trabalho junto a nossos colegas e superiores, e, conviver bem e em harmonia com pessoas tão diferentes é um grande desafio para todos nós.

Se já é difícil conviver com nossa própria família, imagine ter que nos relacionar com profissionais completamente distintos no ambiente organizacional?

O poder da fofoca no trabalho, além de devastador, pode também, em alguns casos, ser destruidor. Um comentário maldoso, uma frase mal dita e fora de contexto ou mesmo um olhar podem ser mal interpretados, gerando conflitos desnecessários.

Para ajudar a evitar este mal estar, separamos algumas dicas importantes:

1. Fique longe dos comentários maldosos

O poder de propagação da fofoca no trabalho é gigante. Por isso, procure se manter longe dos comentários maldosos. Não fale mal dos outros e contribua somente com o que for somar de maneira positiva nas atividades executadas, no convívio da equipe e colegas.

Se um comentário surgir, evite ficar ouvindo ou repassando a mensagem a outros. Se o clima ficar tenso e se preciso, vá direto à fonte e confirme se o comentário procede ou não. Se necessário, fale abertamente com seu superior, ele saberá a melhor forma de lidar com o caso.

2. Foque no positivo

Todos nós temos pontos positivos que superam e muito nossos pontos negativos. Por isso, foque no que é construtivo.

Olhe para o lado bom de cada um e se ponha no lugar do outro. Você com certeza não gostaria de ouvir comentários ruins a seu respeito, não é mesmo?

Então, como diz o velho ditado, “não faça com os outros o que você não gostaria que fizessem com você.”

3. Discrição é fundamental

Se alguém fez algum tipo de fofoca, seja discreto. Não espalhe o boato. Cuide da sua vida e foque em seu trabalho.

Não dê ouvidos e nem fique perto de pessoas que têm esse desprezível hábito.

4. Respeite a organização e seus colegas

Respeite seu local de trabalho, se atente às normas estabelecidas quando você entrou e siga-as. Respeite também seus colegas e superiores, assim eles te respeitarão da mesma forma.

Lembre-se que o respeito é bom e cabe em todo lugar, principalmente no trabalho.

5. Tenha sabedoria e bom senso

Em todo caso sempre cabe o bom senso. Se você foi vítima de fofoca ou conhece alguém que está passando por isso, utilize a sabedoria e o bom senso.

Não tome partido de ninguém e não se envolva no problema. Deixe o conflito para ser resolvido a quem compete esta tarefa.

Por José Roberto Marques.

 

Recommended Posts