A importância da higiene pessoal no trabalho

Mesmo parecendo tão óbvio, o tema higiene ainda é um dos principais obstáculos quando o assunto é gestão de pessoas no ambiente de trabalho.

Neste artigo você verá a importância da higiene pessoal no trabalho para evitar doenças e como ela pode ser uma aliada ao seu crescimento profissional.

O que é higiene?

Higiene é um conjunto de técnicas e métodos preventivos que evitam doenças infecciosas e degenerativas.
Higiene de um modo geral engloba limpeza, conservação e cuidados com o corpo e ambiente garantindo a saúde física, mental e social. Nossas atitudes no dia a dia contribuem significativamente para a nossa saúde e dos que convivem conosco.

Por que a higiene pessoal no trabalho é importante?

Cuidar da higiene pessoal é necessário para combater uma série de doenças causadas por vírus e bactérias e também para melhorar a qualidade de vida do indivíduo. Durante o dia entramos em contato com várias pessoas e ambientes diferentes, sendo a grande maioria desses contatos físicos através das nossas mãos.

Imagine a quantidade de bactérias e outros microrganismos que podem desencadear uma doença, pelo simples fato de você não lavar as mãos para comer, ou até para coçar os olhos.

Imaginou? São em média aproximadamente 150 tipos diferentes de bactérias, que poderiam ser evitadas se fossem utilizados os métodos preventivos de higiene pessoal corretamente e com frequência, como lavar bem as mãos ao entrar em casa após um passeio na rua ou até mesmo antes de qualquer refeição.

Além de cuidar da higiene pessoal como um todo, também é necessário prestar atenção na higiene mental, investindo mais no campo intelectual, espiritual, psicológico e comportamental.

Entende-se como higiene mental os cuidados que devemos tomar para garantir o equilíbrio comportamental e psicológico, garantindo às pessoas um bom convívio sociocultural. Isso envolve os hábitos no trabalho, descanso e os estudos.

Higiene no ambiente de trabalho

Um ambiente saudável está relacionado às formas de higiene nele aplicadas. Não basta apenas a empresa cuidar da limpeza e manutenção dos espaços, é necessário os funcionários colaborarem para isso.

Como fazer a sua parte?

Não deixando copos de cafés e águas espalhados pela empresa;

Jogar o lixo no lixo, e se a empresa aplica a coleta seletiva, contribua com a mesma;

Não comer em cima da sua mesa ou teclado para não acumular restos de comida;

Não deixar embalagens vazias de comida em gavetas;

Cuidar dos ambientes em comuns como refeitórios, cozinhas ou banheiros;

Para os fumantes, evitar fumar em horário de trabalho, ou se o mesmo for necessário, jogar as bitucas em locais corretos, e não em qualquer lugar.

Fique atento aos hábitos e tenha boas práticas;

Sua imagem pessoal é importante?

Mesmo parecendo tão óbvio, o tema higiene ainda é um dos principais obstáculos quando o assunto é gestão de pessoas.

As pessoas possuem hábitos distintos, dessa forma entendem e fazem de diferentes formas a sua higiene pessoal, e nem sempre é adequada.

Mas além dos cuidados com a higiene pessoal para a saúde, ela também é uma aliada para o crescimento profissional do indivíduo.

Uma imagem profissional de sucesso vai além das roupas e dos bons modos, o cuidado com a aparência é fundamental para qualquer profissional, independente do cargo e da empresa na qual trabalha, portanto, é uma obrigação que nós temos, afinal, você talvez não trabalhe sozinho.

A sua apresentação pessoal pode ser um fator determinante para transmitir uma imagem positiva, e o principal, você é 100% responsável pela sua comunicação ser falha ou  bem sucedida.

Dicas para cuidar da aparência no trabalho

Não se esqueça: “Você é um produto vendendo outro produto”.

Com práticas e hábitos simples é possível manter uma ótima postura profissional e também os amigos e companheiros de trabalho por perto (se é que você me entende!).

Vamos lá para algumas dicas importantes para homens e mulheres:
Higiene Corporal

Tomar banho diariamente: Muito importante para evitar doenças de pele.

Escovar os dentes pelo menos 3 vezes ao dia: Evita mau hálito e cáries nos dentes.

Manter as unhas cortadas e limpas: Evita contaminações por bactérias.

Lavar as mãos frequentemente: Evita contaminações por bactérias.

Manter os cabelos e barbas cortadas e aparadas: Garante um ótimo visual profissional.

Roupas limpas e sempre passadas: Evita as pessoas pensarem que você é desleixado.

Usar desodorantes: Evita odores nas axilas.

Use perfumes suaves: Nada de passar perfumes fortes para o trabalho, dê preferência para as colônias que são mais suaves.

Evite fumar no ambiente de trabalho: Para não ficar cheirando a cigarro. Geralmente o fumante já não sente seu próprio cheiro, mas para quem não fuma, o cheiro do colega pode ser algo insuportável.

Higiene Mental

Como já falamos a higiene mental também é muito importante para a nossa saúde como um todo.

Por esta razão, procure dormir 8 horas por noite para manter corpo e mente relaxados no dia seguinte, por isso o ambiente para dormir deve ser limpo, arejado, com temperatura e iluminação agradáveis, para que a noite de sono seja revigorante.

Higienize a sua mente: Mais conteúdos bons e menos conteúdos ruins. Simples assim.

Não contamine sua mente com informações sobre violência, corrupção, etc., que estão o tempo todo nas manchetes de jornais. Em vez disso, leia um livro interessante, faça alguma atividade física, escute músicas, saia com os amigos, etc.

Especialistas acreditam que essas atividades podem contribuir para uma boa memória e melhor concentração, o que ajudam no desempenho profissional.

Higiene é mais que um hábito diário, é qualidade de vida

Fonte: GarborininCompany

Recommended Posts